Papelaria Personalizada – Como iniciar

Papelaria Personalizada – Como iniciar

Papelaria Personalizada – Quais materiais para iniciar

Sou Bruna Lázaro, designer e proprietária da Luna Lembranças, uma das maiores empresas de Lembranças Personalizadas do mercado. Uni meus conhecimentos na área ao mundo mágico da Silhouette, e a minha paixão por ScrapFesta.
Recebo muitas perguntas do tipo: ” qual material preciso comprar para inciar?” ou ” o que preciso comprar para começar a trabalhar com papelaria personalizada?” – Então, decidi fazer uma lista de materiais básicos e importantes para você que decidiu dar um ponta pé inicial em uma nova carreira, a carreira mais incrível que eu já conheci: Essa de realizar sonhos ( leia-se: trabalhar com papelaria personalizada | festas ).

Vamos la:

Regra #01
APRENDA A TRABALHAR COM O COREL DRAW OU PHOTOSHOP, sim é fundamental!
Essas são as ferramentas mais importantes para se trabalhar com a personalização de lembrancinhas, assim você ganhará tempo criando suas próprias artes além de ganhar credibilidade no mercado com as suas artes exclusivas. Mas ATENÇÃO, saiba escolher a ferramenta que melhor convém com o ramo e que você se adapte. Alguns “erros” são cometidos por puro desconhecimento, são detalhes que gera perda de tempo, retrabalho e dor de cabeça, podendo evitar riscos tanto para o profissional quanto para o cliente.

VAI TRABALHAR COM A SILHOUETTE? Faça um curso com quem entende bem! É fundamental também.

 


 Ferramentas e Acessórios!

– Refiladora ou Guilhotina: Aqui eu uso a Guilhotina, acho mais rápido, no começo eu apanhei um pouco para conseguir manuseá-la, mas a demanda exigia o uso dela. Agora, quem não tem muita demanda e tem crianças em casa melhor não abusar, invista na refiladora.
-> você encontra para compra na Kalunga.

– Base de Corte em PVC: existe de váários tamanhos, aqui a que eu mais utilizo é a A4, tenho também uma rosa 30,5 x 30,5 – mas confesso que tenho dó de usa-la! Vai entender né? Deve ser porque rosinha, fofinha.. Eu e minhas coleções…

-Estilete: isso é uma coisa bem relativa né? Encontramos em lojas de 1,99 até  na Leroy Merlin ( meu é da Vonder, comprei lá)

– Régua: ideal ter uma básica 30cm de plástico mesmo, e também a de metal. Eu tenho uma que adoro, ela é elevada, me ajuda muito trabalhar com estilete, pois sou dessas de arrancar a tampa do dedo sabe? Mas eu a trouxe de fora, nunca vi no Brasil para vender..

– Tesouras: Tesoura comum grande para cortes maiores; tesoura de precisão para cortes menores e delicados, e temos também as tesouras de picote para dar um acabamento diferente ( a de picote vai do gosto de cada um, eu tenho todas, só de enfeite, por que usar que é bom, nada.. )
Uma tesoura específica para cortar fita banana, que não gruda.

– Boleador e Dobradeira: para fazer vincos.  O boleador é aquele de duas pontas, agora a dobradeira é fundamental, eu não consigo viver sem a minha, sério. Uso a dobradeira para vinco, acabamentos, uso muito.

– Furadores Diversos: O furador  mais procurado para cortar as tags em circulo e adesivo para latinha mint to be, tem que ser o de 2″ que é o extra gigante. Para os demais itens você usa na medida que quiser.

– Alicate de furo ou Crop a Dile: Crop a Dile: melhor ferramenta que existe para fazer furos e colocar ilhos, fura: chipboard, papelão, tecido, couro, metal e outros materiais, eu tenho e super recomendo. Fura varias folhas as mesmo tempo. Ótima.

– Fitas Adesivas: 

  • Banana ( é aquela espumada que faz efeito 3d nos apliques)
  • Dupla face 12mm transparente ( excelente para acabamentos de itens menores)
  • Dupla face 24mm transparente ( excelente para acabamentos de itens maiores)
  • Durex ( sempre né?)

– Papéis: é fundamental escolher bem seu fornecedor de papel, pois este é um dos elementos principais do seu trabalho. Papel precisa ser de ótima qualidade para ter um excelente resultado final.
Para iniciar, principalmente com teste eu te indico:

  • Opalina 180gr
  • Offset 180gr
  • ColorPlus 180gr
  • Papel Glossy 180 e 230gr
  • Papel Glosy Adesivo 130gr
  • Papel Perolizado 180gr

No resumo, esses são os materiais básicos para iniciar, claro, se você puder agregar já no inicio, compre também a Silhouette ( seja a Portrait ou a Cameo) ela já vem com os itens básicos para você utiliza-la!

Lembrando que todos esses itens você encontra em nossa papelaria para compra, tanto na loja física como na online, comodidade e preço justo, você encontra tudo em um único lugar!

E também uma máquina de textura, a mais famosinha é a Sizzix Texture Boutique, o investimento é alto, tem que use rolo de macarrão, e dizem que dá certo viu??

Espero ter ajudado,  se você estiver disposto a conhecer um novo mundo, seja bem vindo ao nosso mundo da Papelaria Personalizada!

Bruna Lázaro

 

Não sabe por onde começar ou qual curso escolher? O Curso de Silhouette te ajuda.

COMECE POR AQUI >